10 Mistérios Não Resolvidos do Triângulo das Bermudas

MISTÉRIOS E ESTRANHEZAS10 CURIOSIDADES

Curioso Master

10/13/20246 min read

uss cyclops desaparecimento triangulo das bermudas
uss cyclops desaparecimento triangulo das bermudas
navio mary celeste. um navio fantasmo que a tripulacao sumiu depois de passar triangulo das bermudas
navio mary celeste. um navio fantasmo que a tripulacao sumiu depois de passar triangulo das bermudas
star tiger e star sriel sao dois avioes que sumiram dos radares ao passarem pelo triangulo  bermudas
star tiger e star sriel sao dois avioes que sumiram dos radares ao passarem pelo triangulo  bermudas
desaparecimento voo aviao dc-3 triangulo das bermudas
desaparecimento voo aviao dc-3 triangulo das bermudas
ss sulphur queen 1963 desaparecimento navio no triangulo das bermudas
ss sulphur queen 1963 desaparecimento navio no triangulo das bermudas
eventos naturais aguas triangulo das bermudas bolhas de metano
eventos naturais aguas triangulo das bermudas bolhas de metano
bussula girando intensamente sem direção triangulo das bermudas
bussula girando intensamente sem direção triangulo das bermudas
tempestade e mar violento triangulo das bermudas
tempestade e mar violento triangulo das bermudas
teorias extraterrestres nave capturando navios no triangulo das bermudas
teorias extraterrestres nave capturando navios no triangulo das bermudas
desaparecimento voo 19 triangulo das bermudas
desaparecimento voo 19 triangulo das bermudas

O Triângulo das Bermudas, uma região do Oceano Atlântico entre as Ilhas Bermudas, a costa da Flórida e Porto Rico, é uma área carregada de mistérios que desafiam até as mentes mais céticas. Por mais de cem anos, essa região, que cobre cerca de 1,5 milhão de quilômetros quadrados, tem sido o palco de eventos inexplicáveis. Navios desaparecem sem deixar rastros, aviões somem do radar, e até pessoas parecem evaporar. Teorias? incontáveis. Soluções? Quase nenhuma. Cientistas, aventureiros e teóricos do sobrenatural se debruçam sobre esses casos, mas o enigma persiste. A seguir, mergulhamos em 10 dos mistérios mais intrigantes e não resolvidos que cercam o lendário Triângulo das Bermudas.

1. O Desaparecimento do Voo 19

Em 5 de dezembro de 1945, cinco bombardeiros da Marinha americana decolaram para um exercício rotineiro. Era para ser uma missão simples, entretanto o que aconteceu tal treinamento ficaria gravado na história como um dos maiores mistérios do Triângulo das Bermudas. O “Voo 19” simplesmente desapareceu. Relatos de que os instrumentos não funcionavam e que devido a esta situação os mesmos estavam desorientados foi reportado pelo líder do esquadrão. Mesmo após uma busca massiva, envolvendo centenas de aviões e navios, nenhum vestígio ou destroço foi encontrado na região. Nem mesmo um pedaço de metal flutuante.

2. USS Cyclops: Um Navio que Sumiu Sem Deixar Pistas

O USS Cyclops, um gigante da Marinha dos EUA, desapareceu em março de 1918 com 309 pessoas a bordo. Transportando manganês, o Cyclops navegava de Barbados para Baltimore. Tudo parecia normal até que... silêncio. O navio sumiu, e o que o torna ainda mais bizarro é que não houve qualquer sinal de pedido de socorro. Buscas foram realizadas ao longo de várias décadas, porém tudo em vão. Nenhuma das operações obteve sequer uma pista sobre o paradeiro do navio. Como pode uma embarcação tão grande, com tantas pessoas, desaparecer no oceano sem deixar rastros?

9. SS Marine Sulphur Queen: Outro Desaparecimento Estranho

Em fevereiro de 1963, o petroleiro SS Marine Sulphur Queen desapareceu com 39 tripulantes enquanto transportava enxofre líquido, um material altamente perigoso. Deste evento o que se pode obter posteriormente após buscar realizadas no local foram pequenos destroços do mesmo, mas nenhuma evidencia do que poderia ter causado o acidente. Nenhuma chamada de emergência foi registrada e da tripulação nenhum vestígio foi localizado. Como tantos outros, este caso alimenta ainda mais as lendas sobre a região de bermudas.

8. Tempestades e Fenômenos Climáticos Violentos

O clima no Triângulo das Bermudas pode ser, simplesmente, brutal. Tempestades tropicais formam-se rapidamente, e furacões violentos já atravessaram a área, pegando marinheiros e aviadores desprevenidos. E mais: ondas gigantes, capazes de engolir um navio, já foram observadas na região. Alguns desaparecimentos podem, de fato, ser atribuídos a esses fenômenos naturais extremos. Mas isso explica tudo? Difícil acreditar.

7. Desorientação Magnética

Uma característica intrigante do Triângulo das Bermudas é a possibilidade de anomalias magnéticas. O norte magnético e o norte geográfico se alinham nessa região, o que pode causar erros nas bússolas e desorientar pilotos e navegadores. Mas, embora essa seja uma teoria interessante, as bússolas modernas são ajustadas para corrigir esse tipo de desvio. Ainda assim, muitos acidentes continuam ocorrendo, sem explicações conclusivas.

6. Bolhas de Metano: A Teoria Científica

Uma das teorias mais plausíveis, mas ainda não comprovadas, sugere que enormes bolhas de metano, aprisionadas sob o leito oceânico, podem ser liberadas de repente, criando uma área onde a água perde densidade. Navios, sem sustentação, afundariam rapidamente. Para aviões, a liberação de metano na atmosfera poderia causar falhas catastróficas nos motores. Mas até o momento, não há evidências de grandes erupções de metano que coincidem com os desaparecimentos registrados.

5. O DC-3 e Suas 32 Almas

O Douglas DC-3, um dos aviões mais confiáveis da época por técnicos da área, desapareceu em 28 de dezembro de 1948, enquanto transportava 32 pessoas de Porto Rico para Miami. Durante o voo em questão o piloto relatou alguns problemas técnicos antes de perder contato (esta situação pode acontecer durante voos por diversos motivos), mas o menos improvável aconteceu: nunca mais houve comunicação. Novamente, como vimos já vimos anteriormente, nenhum destroço foi encontrado, apesar das buscas realizadas por dias afins.

4. Star Tiger e Star Ariel: Aviões que Nunca Voltaram

Em 1948 e 1949, dois aviões britânicos, o Star Tiger e o Star Ariel, desapareceram enquanto voavam sobre o Triângulo das Bermudas. Eram aeronaves da British South American Airways, transportando passageiros em voos de rotina. Assim como no Voo 19, nenhum destroço foi encontrado. Nenhum sinal de emergência foi enviado. A investigação não conseguiu determinar o que aconteceu. É como se ambos os aviões tivessem simplesmente... desaparecido do céu.

3. Mary Celeste: Um Navio Fantasma

O mistério acerca desta embarcação é devido ao fato de que mesmo perdeu contato nesta região em questão e posteriormente localizado, porém faltando um elemento muito importante nele. Em 1872, o navio foi descoberto fora do triangulo das Bermudas, mais especificamente à deriva no oceano Atlântico. Tudo parecia em ordem: os suprimentos estavam intactos, a carga também. Mas não havia tripulação. Nenhuma pessoa a bordo. Por que eles abandonaram um navio plenamente operável? Que medo ou urgência teria levado a uma evacuação tão repentina? Até hoje, o destino de seus tripulantes é um completo enigma.

Fontes:

Imagem 1: TBM Avenger Squadron in Flight, circa 1943. Fotógrafo: Horace Bristol. Copyright: Naval History and Heritage Command. Fonte: Naval History and Heritage Command. Licença: Domínio Público

Imagem 2: USS Cyclops in Hudson River, 1911. Fonte: New York Navy Yard, Domínio Público. Link para a imagem

Imagem 3 : Mary Celeste (1861). Autor: Slate magazine, December 6 2011, Domínio Público. Link para a imagem

Imagem 4: Avro Super Trader em Manchester (1955). Autor: RuthAS. Licença: Creative Commons Attribution 3.0 Unported license. Link para a imagem

Imagem 5: A DC-3 (modificada). Autor Original: [Topographic30deg N0W60.png]. Modificada por: Laszlovszky András. Fonte: Wikimedia Commons. Licença: Domínio Público. Link para a imagem

Imagem 9: SS Marine Sulphur Queen. Fotógrafo: Carleo. Licenças: Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 e GNU Free Documentation License. Link para a imagem

Imagem 11 (capa do post): Image by NOAA's National Ocean Service, licensed under CC BY 4.0. Creative Commons BY 4.0. Link para a imagem

10. Teorias Sobrenaturais e Alienígenas

Como não poderia deixar de ser, na falta de explicações baseadas em evidencias, várias teses e explicações usando o sobrenatural foram utilizadas. Desde alienígenas a portais dimensionais, muitos acreditam que o Triângulo das Bermudas é um ponto de encontro para forças que vão além do conhecimento humano. Algumas das teorias sugerem que naves extraterrestres abduzem aviões e navios, enquanto outros teóricos apontam a existência de buracos de minhoca ou dimensões paralelas. Essas ideias, apesar de não serem apoiadas pela ciência, continuam a serem usadas para explicar tais eventos.